Gibi Raro
     

MARCIO BARALDI

Marcio Baraldi é o cartunista mais rock'n'roll do Brasil, e se bobear, do mundo! Ninguém fez, faz e publica tantos cartuns e HQs explicitamente roqueiros como ele. Cartunista de nascença, ele começou a misturar rock com desenho ainda na infância quando se converteu ao rock'n'roll após ouvir "We will rock you" do Queen num velho rádio valvulado. Dali pra frente ele entupiu cadernos e mais cadernos com desenhos, piadas e quadrinhos com bandas de rock, sobretudo o Kiss e o Queen, suas primeiras paixões roqueiras.

Mas o trabalho rocker do Baraldi só veio a público mesmo em janeiro de 1996, quando ele criou o Roko-Loko e a Adrina-Lina pra revista Rock Brigade, a mais antiga magazine de rock da América Latina. Seu trabalho nessa área agradou tanto que no mesmo ano ele passou a colaborar com mais duas revistas de rock, Dynamite e Metalhead, e uma de tatuagem, Metalhead Tattoo. Pouco tempo depois seria a vez das revistas Roadie Crew, Valhalla, Comando Rock e Rock Underground também abrigarem o humor inovador do Marcio em suas páginas.

Hoje Baraldi continua firme, forte e fiel em todas essas revistas, desenvolvendo um trabalho exclusivo e pessoal pra cada uma delas. Nesses sete anos Baraldi já desenhou, parodiou ou homenageou uma infinidade de bandas nacionais e internacionais, somando centenas e mais centenas de cartuns, quadrinhos e tiras do que ele mesmo escreve, desenha, finaliza e pinta. Tudo sozinho, tudo na raça! Além de ser uma criativa e original mistura de quadrinhos e rock, o trabalho do Baraldi também funciona como um eficiente e divertido documento sobre a história do rock. Em seus quadrinhos estão fatos marcantes como a volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden, o fim dos Ramones, a morte de inúmeros roqueiros como Joey Ramone, Chuck Schuldiner e George Harrison, entre outros fatos que marcaram esse tal de rock'n'roll nos seus 50 anos de vida.

Todo esse conteúdo informativo e cultural, aliado ao traço hilário e humor agressivo, fazem de Baraldi um dos cartunistas mais consistentes do país. Além de um nome seminal e referencial que inovou e sedimentou o Humor-rock no Brasil.

Hey-Ho, lets go! Baraldi will rock you!!!!




[voltar para Curiosidades sobre desenhistas]
Fórum

Direito Autoral - Este site tem como único objetivo Cultural preservar a memória dos quadrinhos publicados no Brasil, possibilitando fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, aficcionados do gênero e curiosos. Todas as manifestaçoes aqui contidas respeitam os direitos autorais dos detentores dos personagens de gibis, HQ, mangá, Comics, animes, quadrinhos e personagens em geral, bem como editoras e desenhistas contidos neste site. (Kendi Sakamoto)
desenvolvido por Dialética