Gibi Raro
     

DICK TRACY, A SÉRIE QUE NINGUÉM ASSISTIU!

Quando a rede de TV ABC (EUA) pensou em produzir uma série de herói das HQ´s, Batman não foi à primeira escolha. A emissora queria um herói que pudesse passar para o publico norte-americano a moral e os bons costumes e, de acordo com uma pesquisa, Dick Tracy foi o personagem mais indicado. O direito autoral do personagem era muito alto e já havia uma outra emissora de TV interessada no detetive que, pouco depois, acabou desistindo do projeto.

Com o sucesso de Batman, o produtor da série William Dozier realizou o piloto (episódio teste) de Dick Tracy em 1967. Produzido pela Greenlawn Production e associada com a Twentieth Century-Fox Television, o piloto se intitulou “The Plot to Kill Nato” com um pouco mais de quarenta minutos o resultado ficou bem próximo aos quadrinhos apesar ter uma certa influencia da série do homem-morcego.

Na trama, três embaixadores são seqüestrados pelo vilão Mr. Memory (Victor Buono) e cabe a Dick Tracy (Ray MacDonnell) solucionar o caso. Mr. Memory possui um computador capaz de fornecer qualquer informação e mandá-las imediatamente ao seu cérebro através de uma avançada técnica telepática deixando-o à frente da policia. Utilizando métodos científicos, Tracy consegue localizar Mr. Memory e os embaixadores seqüestrados e parte com uma força policial no covil do bandido.

Há alguns exageros, como por exemplo, os métodos científicos fantasiosos e os acessórios extravagantes (há um Tracy-móvel e o laboratório criminal é o equivalente a bat-caverna). O vilão Mr. Memory lembra outro personagem das tiras, o Mr. Crime (inimigo que apareceu na década de 50) e diferente do que acontecia na série de Batman, o bandido faz de tudo para eliminar o detetive. Dick Tracy chega a levar um tiro no ombro na última tentativa do bandido de matá-lo. Já o rádio-de-pulso-comunicador é igual ao HQ, assim como a personificação dos personagens,

Devido à baixa audiência que Batman vinha obtendo em sua segunda temporada e a pouca aceitação do público pela outra série de Dozier (Besouro Verde) a série, infelizmente não foi adiante. Esta não seria a primeira vez que Dick Tracy teria uma série de TV. No começo dos anos 50, Ralph Byrd estrelou, com muito sucesso, mas infelizmente, terminou devido à morte prematura do ator.

CURIOSIDADES
- William Dozier era admirador de Victor Buono, o ator interpretou o vilão Rei Tut na série Batman.
- Os vilões das tiras de Dick Tracy The Brow, Mumbles e Flatop são citados por Mr. Memory.
- Tess Truueheart e Bonnie Braids só aparecem na abertura sendo apenas mencionadas na trama.

FICHA TÉCNICA
Dick Tracy (EUA, 1967)
Elenco:
Ray MacDonnell: Dick Tracy
Victor Buono: Mr. Memory
Jan Shutan: Lizz
Ken Mayer: Chefe Patton
Monroe Arnold: Sam Cathem
Jay Blood: Júnior
Richard St. John: Higgins
Allen Jaffe: Gancho
Vinton Hayworth: Dr. Alexander
Tom Reese: Ben
Gregory Gay: Markov
Davey Davison: Tess Truueheart
Eve Plumb: Bonnie Braids
Direção: Larry Peerce
Roteiro: Hal Fimberg
Produção Executiva: William Dozier
Música: Billy May
Tema de abertura: The Ventures
Escrito por: Kenzo, Rodger



[voltar para Curiosidades sobre outros]
Fórum

Direito Autoral - Este site tem como único objetivo Cultural preservar a memória dos quadrinhos publicados no Brasil, possibilitando fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, aficcionados do gênero e curiosos. Todas as manifestaçoes aqui contidas respeitam os direitos autorais dos detentores dos personagens de gibis, HQ, mangá, Comics, animes, quadrinhos e personagens em geral, bem como editoras e desenhistas contidos neste site. (Kendi Sakamoto)
desenvolvido por Dialética