Gibi Raro
     

DICK TRACY ENFRENTA… O ZODÍACO?!?



Chester Gould mudou o conceito de histórias em quadrinhos ao criar Dick Tracy, suas aventuras abordavam o crime e a violência de uma forma realista jamais vista antes, tanto que, seus vilões são versões caricatas de bandidos da época como Al “Scarface” Capone, Charles “Lucky” Luciano, “Baby Face” Nelson, John H. Dillinger e outros.

Porém, o realismo nunca ficou tão explícito em suas tiras quando, no final da década de 60, um assassino serial que se autodenominou Zodíaco começou aterrorizar as regiões de São Francisco e a Bay Área.

A identidade do assassino jamais foi descoberta. Não havia provas suficientes para ligar os suspeitos aos crimes, que variavam entre facadas e tiros. Seu método lembrava o de Jack, o Estripador; ele enviava cartas com o nome de Zodíaco para imprensa, quase sempre se gabando dos seus assassinatos e revelando seus planos diabólicos. Também mandava evidências, para provar a autenticidade dos crimes, em bilhetes criptografados.

A ligação dos crimes do Zodíaco com o detetive mais famoso dos quadrinhos se deu após a exibição de um programa de entrevista no Canal 7, em que o maníaco manifestou o desejo de falar ao vivo com o advogado Melvin Belli. No entanto, a conversa foi realizada com um farsante, gerando um forte boato que o criminoso fora pego. O jornal o Chronicle recebeu vários telefonemas de leitores que assistiram o noticiário e afirmavam ter encontrado ligação nas tiras de Dick Tracy com o Zodíaco.

Poucas semanas após o assassino serial ter assumido uma identidade, Dick Tracy enfrentava a quadrilha do Zodíaco formada por astrólogos assassinos liderados pelo bandido Scorpio (escorpião). Nessas tiras, Tracy encontrou abotoaduras com um escorpião e um horóscopo na camisa de uma das vitimas que foi afogada. Essas únicas pistas levam o detetive para Inglaterra, onde Tracy é assessorado pela Scotland Yard. No final, o cúmplice de Scorpio, Taurus comete um erro fatal ao trocar tiros com Tracy e morre. Scorpio é capturado e julgado. Semelhante ao verdadeiro psicótico, os membros da gangue de Scorpio usavam capuz.

Na época, agentes do CI&I achavam que as tiras de Gould pudessem ter alguma relação com as atividades do Zodíaco e analisaram minuciosamente os quadrinhos sem sucesso. Desenhado e escrito por Chester Gould, as tiras eram feitas com várias semanas de antecedência para facilitar o trabalho, e a história de Tracy contra Scorpio e a gangue do Zodíaco só foi publicada após o assassino real ter escolhido sua alcunha. A menos que o Zodíaco trabalhasse no jornal, seria impossível que a tira o tivesse influenciado. E seria muito pouco provável que Gould soubesse a identidade secreta do maníaco.

Curiosamente, no filme que se inspirou no caso Zodíaco, “Perseguidor Implacável” (Dirty Harry, 71) direção de Don Siegel com Cint Eastwood no papel de Harry Callahan o assassino foi batizado de Scorpio.

Escrito por: Kenzo, Rodger Revisado por: Ricardo Cruz



[voltar para Curiosidades sobre outros]
Fórum

Direito Autoral - Este site tem como único objetivo Cultural preservar a memória dos quadrinhos publicados no Brasil, possibilitando fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, aficcionados do gênero e curiosos. Todas as manifestaçoes aqui contidas respeitam os direitos autorais dos detentores dos personagens de gibis, HQ, mangá, Comics, animes, quadrinhos e personagens em geral, bem como editoras e desenhistas contidos neste site. (Kendi Sakamoto)
desenvolvido por Dialética