Gibi Raro
     

SHEL DORF

Grande fã de Dick Tracy, Shel Dorf criou a maior convenção de cultura pop do mundo.
Julho é o mês da maior manifestação de cultura pop do mundo, os fãs de cinema, quadrinhos, televisão, games e mangá estão ansiosos para comparecer na Comic-Con International: San Diego! O evento, que começou com 300 pessoas em 1970 espera superar a marca de 100.000 visitantes! Para indústria a convenção se tornou o principal meio de divulgação, empresas como a Warner, Marvel e outras do ramo de entretenimento preparam estratégias sofisticadas de Marketing para apresentar na Comic-Con. Uma convenção que reúne várias atrações e aglomera fãs consumistas deixando-os livre e mais próximos das celebridades e realizadores que comparecem para promover seus produtos.

A Comic-Com foi co-fundado por Shel Dorf um grande fã de quadrinhos, ele começou com um pequeno grupo de jovens entusiasta dos assuntos ficção científica e comics e expandiu o evento para um formato culturalmente diversificado atendendo os mais diversos gostos. “Nós não tínhamos idéia que se tornaria grande” disse Dorf para o “The San Diego Union-Tribune” numa entrevista em 2006... “Acho que de algum modo isto se tornou muito mais do que um sucesso” concluiu.

Dorf era colecionador e um grande fã de quadrinhos, em especial por Dick Tracy que tinha um acervo invejável de revistas e memorabilia. Sua paixão pelo personagem o levou a republicar as tiras de jornais em edições especiais em 1984. Mas a grande surpresa foi o convite de Warren Beatty que o chamou para trabalhar como consultor do personagem em sua adaptação para o cinema 1990.

Muito querido no fandom e na indústria dos comics, já foi agraciado por Milton Canif e Jack Kirby que homenagearam a sua figura personificando-o em personagem secundário em seus quadrinhos.

Shel Dorf morreu em 3 de novembro de 2009 aos 76 anos de idade, devido a complicações causadas pela diabete. A Comic-Con fará um painel especial (uma palestra mais sofisticada) no dia 24 de julho dedicado ao grande fã e trará amigos e colegas de trabalho que prestarão uma homenagem ao idealizador da maior reunião de fãs e colecionadores do mundo.





[voltar para Curiosidades sobre outros]
Fórum

Direito Autoral - Este site tem como único objetivo Cultural preservar a memória dos quadrinhos publicados no Brasil, possibilitando fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, aficcionados do gênero e curiosos. Todas as manifestaçoes aqui contidas respeitam os direitos autorais dos detentores dos personagens de gibis, HQ, mangá, Comics, animes, quadrinhos e personagens em geral, bem como editoras e desenhistas contidos neste site. (Kendi Sakamoto)
desenvolvido por Dialética