Gibi Raro
     

UMA PEQUENA BIOGRAFIA DE ATHOS CARDOSO

Peço aos internautas que tiverem muitas coisas antigas, que ajudem com informaçoes para o proximo livro do Athos Cardoso.

----------------

Athos,76 anos, coronel reformado. Fiz mestrado de comunicação social na UnB sobre fascículos.
Julga-se especialista em HQ, brasileira e mundial, desde o Século XIX até 1950.
Colecionador de fascículos de literatura popular e o que chamo de "revistas de emoções": x-9, detective, contos magazine, Lupin,Mistérios,etc,etc
Não coleciono quadrinhos pois é coisa para milhionários.Mas...entendo muito bem deles (1900-1950). Existem milhões deles pelo mundo todo.

Editei pelo Senado Federal em 2002, as priemrias HQ brasileiras do A.Agostini, o que me valeu um HQMix.
Ganhei "fama" mas dinheiro que é bom, nada. Pelo contrário gastei muito com fotografias, xerox, etc na Casa Ruy Barbosa, no Rio.
Ganhei como pro-labore 100 exemplares que vendi em parte e dei para parentes e amigos.
Meu relacionamento com o Senado é com luvas de pelica, não sou político, não conheço ninguém importante , exceto o editor de lá.
A publicção do álbum foi pura sorte.Um dia posso contar a história toda. A Editora do Senado não tem distribuidora.Não visa lucro.Edita obras raras e esgotadas.

O que eu preciso de você para publicar um album de luxo, de cerca de 200 páginas intitulado A ÉPOCA DE OURO DOS QUADRINHOS NO BRASIL. ( 1934- 1945 ).

EDição pelo Senado Federal com as capas e tudo mais colorido. Várias capas d'O Tico-Tico e de outras revistas. Como te disse a maioria amadoras, mas tem muitas boas para reprodução.

Claro que as revsiats serão manuseadas com o cuidado que o velho papel requer.

Parte pesquisa:
-1. Permita-me fotografar páginas e capas ,numa pesquisa rápida mas que abrangerá detalhes importantes. Eu terei que manusear as revsitas uma a uma. As fotos são amadoras mas servem para ler no computador , não se perde tempo em copiar nada.
2 - A pesquisa abrange capas e conteudo com destaque para os quadrinhos brasileiros desenhados nessas revistas. Só amostras dessas hsitórias.
3 - A minha idéia é publicar no álbum as capas e conteudos mais significativas que falam sobre os concurso,publicidades, os juvelinistas e as datas cívicas, edições especiais E, naturalmente ,as dos grandes heróis. Não tenho uma idéia do número exato das fotos mas na seleção final não devem passar de 180. O album deverá ter cerca de 200 páginas.
4 - Claro que para a impressão no álbum as capas seriam escaneadas pois o designer da página, funcionário do Senado é perfeccionista.
5 - O album seria a cores. Se fosse noutro lugar o preço seria exorbitante. Mas o Senado não visa lucro ele vai vender barato e difundir a nossa cultura ou pelo menos a invasão americana que sofremos...
6- As revistas alvo seriam Correio Universal, Suplemento Juvenil, O Globo Juvenil,Gibi,Mirim,Lobinho semanal . Muito pouco do Gury e menos das outras mensais.

O que vc ganharia com isso?
O mesmo que eu .Nenhuma grana mas o reconhecimento público por um trabalho que mais cedo ou mais tarde será realizado por alguém.



[voltar para Curiosidades sobre outros]
Fórum

Direito Autoral - Este site tem como único objetivo Cultural preservar a memória dos quadrinhos publicados no Brasil, possibilitando fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, aficcionados do gênero e curiosos. Todas as manifestaçoes aqui contidas respeitam os direitos autorais dos detentores dos personagens de gibis, HQ, mangá, Comics, animes, quadrinhos e personagens em geral, bem como editoras e desenhistas contidos neste site. (Kendi Sakamoto)
desenvolvido por Dialética